Fósforo em excesso precisa ser controlado

Quem tem doença renal crônica deve evitar alimentos ricos em fósforo de origem animal e vegetal.
27/03/2024 15h39

O fósforo é um mineral encontrado principalmente nos alimentos de origem animal, alguns de origem vegetal e também em alimentos industrializados que contém conservantes. Assim como o cálcio, o papel principal do fósforo é manter ossos e dentes saudáveis.

O excesso de fósforo no sangue no entanto pode provocar coceiras, fraqueza nos ossos, endurecimento dos vasos sanguíneos, coração e pulmão. Para o controle do fósforo é importante seguir algumas dicas importantes. O alerta vermelho são para os alimentos vilões. Você sabe quais são? Entre eles estão os refrigerantes a base de cola, molhos prontos, cerveja, embutidos como salame, linguiça, presunto e mortadela, além de temperos prontos, enlatados, bolos e tortas industrializados. O amendoim e a paçoca também entram nessa lista.

Alguns alimentos ricos em fósforo devem ser evitados por quem tem doença renal crônica, como, por exemplo: miúdos de frango e boi, como fígado e moela, sardinha, bacalhau, frutos do mar, chocolate a achocolatados, castanhas, nozes e grãos integrais. Tenha a dieta como sua principal aliada! Existem alimentos fontes de fósforo que podem ser consumidos em quantidade orientada pelo profissional de nutrição de sua clínica de diálise. Alguns exemplos são: leites e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, proteína de soja, carnes em geral e ovos.

Peça ajuda do nutricionista para tirar todas as suas dúvidas na hora de fazer substituições se o seu fósforo estiver alto. O ideal é que ele fique entre 3,5 e 5,5 mg/dL. Ah, e se você tiver prescrição de quelante, não se esqueça de tomá-lo imediatamente junto às refeições ou lanches que contenham alimentos fontes de fósforo. É importante tomar a quantidade de comprimidos de acordo com a orientação do seu médico.

No estômago e no intestino, os quelantes grudam no fósforo dos alimentos e parte dele é eliminada com as fezes, diminuindo sua quantidade no sangue. Agora que você já sabe mais sobre isso, siga as nossas dicas e tenha o fósforo sob controle.

Fonte: folder produzido pela equipe de Nutrição da DaVita Tratamento Renal (credenciada ao SIS).